FISIOTERAPIA TRAMATO-ORTOPÉDICA
A Fisioterapia Ortopédica tem o foco voltado para as disfunções dos sistemas osteomioarticular e tendíneo.
Atua nas desordens posturais, doenças da coluna, lesões por esforço repetitivo (LER/DORT,tendinites), pré-operatório, pós-cirúrgico, traumas, fraturas e suas complicações imediatas e tardias. Possui também um papel importante na área preventiva onde a reeducação dos hábitos posturais é de extrema importância.
Inicialmente é feita uma avaliação clínica específica e minuciosa, onde o fisioterapeuta direciona os objetivos do tratamento e quais os recursos que serão utilizados, entre eles estão:
-
Eletrotermoterapia: É a utilização de corrente elétrica (TENS), calor profundo ou superficial (US, diatermia, bolsa de água quente) ou crioterapia (gelo), comobjetivo de promover alivio da dor, facilitar contração muscular, otimizar o processo inflamatório e a reorganização dos tecidos acometidos, contribuindo para a aceleração do processo de reabilitação.
-
Terapia Manual: Engloba várias técnicas tais como a mobilização articular, mobilização neural, liberação miofascial, liberação de pontos de tensão muscular, estabilização articular periférica e segmentar. Através dessas técnicas busca-se restaurar os movimentos normais das articulações acometidas em conjunto com o restabelecimento da funcionalidade das estruturas neurais e musculares.
-
Cinesioterapia: Utiliza-se exercícios de fortalecimento e alongamento muscular, promovendo a ativação, a flexibilidade e o reequilíbrio muscular necessários para o restabelecimento da função motora.
Com o uso destes métodos de tratamento e orientações, a fisioterapia promove e incentiva o cuidado à saúde e através do processo de reabilitação faz com que o paciente possa retornar a sua vida normal e o mais rapidamente possível.



